E o homem descobriu o fogo!

Em todas as “casas” do homem, considerando desde a caverna, as ocas indígenas, as cabanas africanas, entre outras, a fogueira foi um recurso que servia não só para a manutenção da temperatura e a defesa, mas nos preparos dos alimentos e também nos rituais com forte conotação simbólica, onde todos ficavam ao seu redor.

No início do que entendemos como história brasileira, a nossa cozinha se localizava no centro da casa e possuía uma grande chaminé. Devido ao calor dos trópicos e o aprendizado com os índios, a cozinha foi deslocada para fora da casa e era frequentada somente pelo cozinheiro e pelos serviçais. Ao lado da cozinha, ficava a senzala. Assim, da pequena casa portuguesa nasceu o modelo arquitetônico da casa brasileira, a “casa-grande & senzala”. Esta estrutura permaneceu assim até meados do séculoXIX e originou o que hoje denominamos de entrada social e de serviço.

Com as mudanças de modos da vida social e com os adventos tecnológicos, a cozinha e seus belos e modernos equipamentos, mais do que nunca, voltaram para o interior da casa. A cozinha é, não só em termos práticos, mas também simbólicos, um dos cômodos mais importantes da casa brasileira. A entrada “pelos fundos” só é permitida para os íntimos: “só entra pela cozinha quem é de casa”.

Agora, ela está totalmente integrada e no meio da sala. Não existe mais a fogueira,e sim uma “bancada-ilha” fazendo fumaça com o seu fogão de preparos miscigenados, circulada por amigos com ou sem dotes de chef, mas hedonistas gastronômicos, comemorando e dando um “Viva!” ao Coletivo Gourmet.

Até o próximo post!

Fonte | BITTAR, W.S.M.; VERÍSSIMO, F.S. 500 anos da Casa no Brasil. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999.
Imagem: GettyImages

 

Sheyla-Sanches-

Sheyla Sanches

É Arquiteta e adora cozinhas. Hedonista das formas, cores, texturas, cheiros e sabores criativos.

Página do autor
4 comentários
  1. marcio valente

    Olá Sheylinha, Adorei tudo do site – os desenhos, as pessoas, o conteúdo, a idéia de juntar vários assuntos ligados em um artigo abrangente, com dicas e observações bem leves. E importatne pra quem tem muito a fazer – rápido e fácil de ler com a linguagem fácil, como se a gente estivesse conversando. Sei que vc trabalhou na Florense, mas se precisar de alguma coisa ligada a essa área, pode me consultar também… Bjo, muito sucesso, MValente.

  2. Shirley Sanches

    Sheyla, parabéns!!! Muito bom o seu artigo.
    Aproveito para parabenizar a todos pelo excelente trabalho, o site como um todo está muito bom, o conteúdo é diversificado e muito interessante.
    Sucesso a todos!!!
    Beijos,
    Shirley Sanches

  3. Sydney

    Sheyla,

    Arrasou! Adorei o site e especialmente o seu post! Por certo irei acompanhar.

    bj,

    Sydney

  4. Luciana

    Parabéns pelo post! O importante de tudo é descobrir o prazer por cozinhar e compartilhar com quem a gente gosta, né?
    Adorei! beijos

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

×

Compartilhar artigo por e-mail

  • Compartilhe o artigo

  • Com quem você deseja compartilhar este artigo?

  • Separe múltiplos e-mails por vírgula.